Neste artigo vamos comentar sobre alguns cuidados que as pessoas devem ter ao comprar uma ambulância para fazer um motorhome. Mas primeiro, iremos exortá-los quanto a um pensamento que deixam algumas pessoas assustadas e receosas de terem uma ambulância.
Há algumas semanas criamos um aplicativo que ajuda as pessoas a escolherem o melhor veículo para se fazer um motorhome. Feita a escolha, a aquisição pode se dar por leilão ou negociação direta com algum proprietário ou agência.
Muitos dos veículos disponíveis no mercado são ambulâncias e vêm com preços chamativos, sob ofertas que parecem ser irrecusáveis.
Notem que o problema acima está relacionado a pontos de vista diferentes, contudo, considere estes dois pontos de vista antes de tomar uma decisão com base neste critério.
Não é incomum ver ambulâncias com baixas quilometragem sendo vendidas a bons preços. Mas tomem cuidado! Muitas ambulâncias, principalmente as que ficam em ambientes urbanos, são utilizadas diariamente sob alta pressão. Como lidam com vidas, os motoristas de ambulâncias não podem perder tempo. Além da prioridade no trânsito, muitas ambulâncias ganham tempo sendo submetidas a alta rotação, com aceleração elevada em trânsito conturbado.
Considerando esta informação, é recomendável fazer uma vistoria minuciosa na ambulância, tentando-se buscar informações quanto ao histórico de manutenções preventivas. Por fim, fica evidente que uma ambulância com baixa quilometragem, pode estar com a situação mecânica mais comprometida que um veículo com 300.000km.
As ambulâncias possuem revestimento das paredes laterais, teto e assoalho. Além disso, existe uma rotina de higienização e lavagem do interior das ambulâncias. Seja diária ou mensalmente, essas lavagens e higienizações podem gerar alguns problemas como ferrugens, no longo prazo.
Obviamente a limpeza desses veículos é fundamental, no entanto, a água e produtos corrosivos certamente entram por frestas, rachaduras e outras aberturas entre os revestimentos, principalmente o assoalho. Ao longo do tempo, essa infiltração vai causar ferrugens e posterior apodrecimento da lataria em alguns pontos.
Este caso ocorreu com a nossa VAN e também com a de outros colegas.
Como dica, recomendamos comprar ambulâncias (ou ex-ambulâncias) que estejam com o revestimento interno desmontado. Isso ajudará a verificar o real estado da lataria na parte externa da VAN. Não sendo possível, considere a possibilidade de haver grande problema de corrosão por trás do revestimento. Logo, de posse desta informação, faça o seu planejamento financeiro ou negociação considerando estes gastos.
A conversão de uma ambulância para furgão é relativamente simples, desde que obedeça o previsto na Portaria n° 058/2017 do Denatran. Essa portaria estabelece critérios para a execução de inspeção e emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV) de alteração da condição ambulância para furgão.
No entanto, ao Art. 3° comenta que a transformação abrange os veículos transformados em ambulância, estes os quais poderão ter a condição de ambulância retirada. Além disso, eles deverão manter a mesma marca/modelo/versão do veículo transformado.
Note que o termo transformado faz inferir que antes de ser uma ambulância, o veículo era um “veículo normal”, um furgão por exemplo.
Isso trás à tona a seguinte reflexão: Se a ambulância surgiu de uma transformação, presume-se que ela possa ter as características de ambulância retiradas, com base na portaria acima. Porém, se o veículo já “nasceu” ambulância, é possível que a retirada da característica de ambulância não possa ser retirada.
Face a este problema recomendamos o seguinte: 1) Priorize veículos que já foram transformados de ambulância para furgão/VAN; 2) Caso o veículo ainda seja documentado com ambulância, verifique se a característica ambulância é originária (nasceu com o veículo) ou é fruto de transformação a partir, por exemplo, de um furgão. 3) Se antes de ser uma ambulância o veículo foi um furgão, de acordo com a Portaria 058/2017, pode-se voltar ao tipo de veículo anterior. 4) Caso a ambulância surgiu originalmente como veículo, recomendamos procurar o DETRAN do seu estado e solicitar orientações de como proceder. Tente registrar as orientações por escrito. Em linhas gerais, a interpretação preliminar é de que não será possível alterar a condição de ambulância, pois não haveria veículo/marca/versão anterior à atual condição de ambulância.
Comente abaixo o que você achou e quais são suas interpretações e pontos de vista ante ao que fora abordado neste artigo.
Comentários
Neste artigo comentaremos sobre o melhor software para elaborar projetos de motorhome. Porém, antes de…
Neste artigo colocamos (e atualizaremos) perguntas e respostas sobre os triciclos. No momento atual, a…
Leia o artigo até o final, pois disponibilizaremos uma aplicação gratuita para te ajudar na…
Andamos um pouco sumidos, né? Mas, dentre alguns motivos, alguns deles é muito especial: O…
No jogo DAYS GONE, quem manda é um motociclista escudado. Mesmo não sendo muito fã…
Eis que chega o tão esperado dia do encontro de motociclistas que há semanas ou…
Deixe um comentário